Cuidados com a saúde bucal durante a gravidez

1.038

Durante a gestação surge uma série de mudanças físicas e fisiológicas. Por este motivo é importante que a mulher cuide também da saúde oral.

A higiene oral com escovas macias e fio dental é comum a todos. Se houver enjoos a higienização deve ser feita diariamente, preferencialmente, todas as manhãs com um higienizador e não com escovas.

Durante a gravidez os dentes ficam mais fracos?

A informação de que a gravidez deixa os dentes fracos não é verdadeira.

A gravidez não é responsável pelo surgimento de cáries ou doenças gengivais, pois não ocorre, como se imagina, a perda de minerais (cálcio e fosfato) dos dentes da mãe para formar os ossos ou os dentes do bebê.

Na realidade, o aumento das cáries nas gestantes ocorre devido a alterações nos hábitos alimentares (uma dieta mais rica em carboidratos e a ingestão de alimentos em intervalos menores) e, principalmente, pela maior formação da chamada placa bacteriana, placa dental ou biofilme oral sobre os dentes.

As gestantes sempre têm problemas periodontais durante a gravidez?

Da mesma forma que a gravidez não causa cáries também não causa problemas periodontais ou inflamação gengival. O tecido de suporte dos dentes é composto pela gengiva, osso e ligamento periodontal. Devido a alterações hormonais, ocorre uma maior vascularização gengival durante a gestação. A gengiva fica mais frágil. No entanto o que causa a inflamação (gengivite ou periodontite) é a placa bacteriana, e não a gravidez.

Posso tratar os dentes grávida?

A gestante PODE e DEVE realizar os tratamentos odontológicos que se fizerem necessários. Durante a gravidez há muitas alterações hormonais que afetam a saúde bucal. Uma delas são as inflamações das gengivas, chamadas gengivites e periodontites. Nem sempre damos importância, mas podem ser causa de trabalho de parto prematuro!

Posso tomar anestesia?

Se o tratamento for necessário, devemos optar por anestesiar. Tratar sem anestesia causaria estresse, liberando substâncias prejudiciais ao bebê.

Posso tirar RX grávida?

Havendo indicação de exames radiológicos, a gestante poderá realizá-los, vestindo avental de chumbo para proteger o abdômen. A quantidade de radiação que um bebê recebe quando a mãe faz um RX no dentista é irrelevante!

E em caso de dúvida entre em contato com a gente ou converse com seu obstetra.

Dra. Juliana Saraiva

Site: https://minhaglice.com.br/odonto

WhatsApp: (11) 99155-8123

Facebook: https://www.facebook.com/drajulianasaraivasantos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.