10 principais motivos por que o bebê chora tanto

923

Toda mamãe e papai se perguntam: Por que meu filho chora tanto? Mas fique sabendo que chorar é a forma de comunicação dos bebês. Como eles ainda não usam a fala para interagir com as pessoas, a única forma que encontram para chamar a atenção é por meio do choro. Então fique atento, se seu filho está chorando, isso quer dizer alguma coisa. Pode ser que ele esteja com fome, sede, frio, calor, sono, fralda suja ou até mesmo com alguma dor. Logo, é de extrema importância que repare em seu filho, para que possa identificar qual a causa desse choro.

Normalmente os choros dos bebês vêm acompanhados de outras expressões ou até mesmo de outros movimentos corporais, que podem significar algo para eles. Observe de onde veio o choro e o que levou a essa reação. Com o passar do tempo vai entender o que quer dizer cada choro de seu bebê e qual deles é algo importante e qual é somente birra. A chave da questão é ter paciência.

Confira alguns dos motivos de seu bebê chorar tanto:

  1. Fome

A fome é um dos principais motivos do choro do bebê. Quanto mais novo o bebê menor é o estômago, logo ele sente fome durante diversos períodos do dia e chorar é sua forma dele dizer isso. Tente dar leite para o bebê assim que ele começar a chorar, se mesmo assim não parar, insista um pouco e deixe-o mamar, pois assim ele se saciará e irá se acalmar.

  1. Fralda suja

Outro possível motivo do choro do seu bebê é sua fralda suja. Existem bebês que não se incomodam muito com isso, porém há outros que logo ao fazer suas necessidades já choram para serem limpos. Isso ocorre devido ao incômodo que a fralda pode estar causando em sua pele. Por isso é importante sempre checar a fralda de seu bebê e trocá-lo antes mesmo dele começar a reclamar. Verifique também se o tamanho está adequado e se a colocou na posição correta.

  1. Sono

Se tem algo que deixa os bebês super irritados e chorões é tentar dormir e não conseguir. Quanto mais o bebê luta contra o sono mais irritado ele fica. Por mais que ele esteja morrendo de sono, ele não consegue dormir. A melhor forma de resolver esse problema é avistar os primeiros sintomas do sono em seu bebê, como bocejos e olhos cansados, por exemplo, e colocá-lo para dormir neste momento. Assim você garante que ele descanse e você também, né?

  1. Preciso arrotar

Se seu filho começa a chorar logo após mamar, isso pode ser um indício de que ele precisa arrotar. Então pegue-o no colo na posição vertical e dê uns papinhas em suas costas. Se após 10 minutos não passar, pode ser que ele esteja com cólica, sendo assim, leia o próximo item da lista.

Foto: Amor de Mãe (Reprodução)
  1. Dor de barriga

Seu bebê não para de chorar durante muito tempo? Pode ser que ele esteja com cólica. Como o intestino dos bebês ainda está recém formado, as cólicas são frequentes e consequentemente o chororô por conta delas também. O melhor nesse caso é massagear a barriguinha do bebê com movimentos circulares e prevenir os gases fazendo-o arrotar logo após a amamentação.

  1. Refluxo

Outro motivo para o choro incessante de seu filho pode ser o refluxo. O refluxo causa uma espécie de queimação no estômago, o que pode deixar o bebê muito irritado. Normalmente os bebês que sofrem desse problema regurgitam na hora, porém alguns não, tornando-o ainda mais difícil para identificar. Se seu filho não arrota e nem regurgita é melhor procurar um médico, pois isso pode estar fazendo mal a ele.

  1. Preciso de colo

Se mesmo com a fralda trocada e bem alimentado seu bebê não para de chorar, pode ser que ele precise de algum tipo de contato físico. Tente pegar ele no colo por um tempo ou, se preferir para ficar mais confortável, use um canguru ou sling que ao mesmo tempo em que o mantém perto do corpo, deixa suas mãos livres para que possa fazer outras atividades.

  1. Calor ou Frio

Para saber se seu filho está com frio ou calor, toque suas extremidades para medir a temperatura. Os bebês não sentem tanto frio como pensamos, é bem mais comum eles ficarem irritados e chorões por estarem muito agasalhados e passando calor, do que passando frio. A forma mais fácil de saber com que roupa vesti-lo é sempre colocar uma camada de roupa a mais em relação a que você estiver usando.

  1. Dente nascendo

Se seu bebê está chorando muito, pode ser que seu dentinho esteja nascendo e isso pode incomodá-lo muito. Por isso é sempre bom tocar a gengiva dele com os dados para checar. Os primeiros dentes, normalmente, nascem quando o bebê está com cerca de 4 a 7 meses, porém isso varia bastante de bebê para bebê.

  1. Não está se sentindo bem

Se após todos esses passos seu bebê continua chorando, pode ser que ele esteja sentindo algum tipo de dor. Nesse caso é de extrema importância que você cheque sua temperatura para se certificar de que ele não está com febre. Além disso, o quanto mais você observar seu filho e conhecê-lo, melhor, pois só assim você saberá se há algo de errado com ele ou não. Se estiver algo errado, o leve o quanto antes ao médico.

Nada disso resolveu? Então você ainda tem a opção de contatar o pediatra dele. Na maioria dos casos os médicos sabem como te tranquilizar em relação ao choro do bebê, confirmando se a causa desse choro é ou não física.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.