Como contar as semanas de gravidez

1.891

Muitas mulheres ainda têm dúvidas sobre a contagem das semanas de gravidez. “Como sei quando é a data prevista para o parto? Como saber de quantas semanas estou grávida? Devo calcular por semanas ou por meses? Se meu ciclo é desregulado, como calculo minha gravidez?” Isso pode parecer muito complexo a primeira vista, mas para te ajudar nesse processo existem algumas formas diferentes para se obter esse cálculo o mais próximo possível do correto (mas saiba que é impossível calcular as semanas exatas, pois não temos como saber o dia em que o óvulo foi fecundado pelo espermatozoide). Confira algumas formas de se calcular as semanas de gravidez:

  1. Pela menstruação

Diferentemente da maioria das pessoas, os médicos não contam a gravidez por meses, mas sim, por semanas. E segundo eles, a duração média da gravidez é de 40 semanas, podendo se estender a 42 semanas. Isso porque devemos começar a contagem a partir do primeiro dia da última menstruação. De fato é estranho contar assim, pois nesse período a mulher pode ou não estar grávida, mas é um padrão que os médicos adotaram para facilitar o processo. Na verdade, como a ovulação ocorre duas semanas após o início da menstruação, a gravidez dura aproximadamente 38 semanas. Esse método da contagem somente é válido para mulheres que têm o ciclo menstrual regulado.

  1. Pelo hormônio HCG – Gonadotrofina Coriónica Humana

O HCG é um hormônio que aparece na mulher somente na gravidez, pois ele é produzido após a nidação (momento em que o embrião se fixa na parede do útero). E sua função é fazer com que o ovário produza outros hormônios (Progesterona e estrogênio) cessando assim a ovulação e consequentemente o ciclo menstrual. O teste de gravidez beta HCG verifica a quantidade desse hormônio no sangue e na urina da mulher, já o teste de farmácia verifica essa quantidade somente na urina. Se a quantidade de HCG no sangue ou na urina for superior a 50 mUl/mL, então a mulher está grávida. Se o teste for feito muito no começo da gravidez o índice desse hormônio ainda está muito baixo, por volta de 20 mUl/mL , o que pode apresentar negativo no teste de farmácia, por isso, é importante refazer o teste após algum tempo, porém o mais indicado é realizar o teste de sangue em um laboratório. *É preciso saber que esse método não é 100% eficaz na indicação de quantas semanas a mulher está grávida. Ele pode variar de mulher para mulher conforme as diferenças hormonais e a quantidade de fetos.

Teste de gravidez Beta HCG. Foto (reprodução)
  1. Pelo ultrassom

Se sua menstruação não é regulada, ou se você não se lembra do primeiro dia da sua última menstruação, então o melhor método para calcular o seu tempo de gestação é o ultrassom. O exame mede o tamanho do embrião ou do saco gestacional, descobrindo assim de quantas semanas a mulher se encontra e qual será a data prevista do parto (DPP). Entretanto é preciso fazer o exame o quanto antes, no máximo até a 12ª semana, pois a até esse momento o feto apresenta um tamanho padrão, o que torna a 12ª semana o referencial para ser feito o exame.  Já partir da 13ª os bebês apresentam diferenças genéticas que interferem em seu desenvolvimento e crescimento, podendo assim existir bebês que nascem com a mesma quantidade de semanas, porém que apresentam diferenças biológicas, como a altura ou o peso.

Se ainda tiver dúvidas sobre o assunto, procure seu ginecologista.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.